Está aqui
Home > Ligue 1 – Liga francesa

Classificação da Ligue 1

Ligue 1 - Liga francesa

A tabela classificativa e os resultados dos jogos são atualizados automáticamente.

Classificação

Latest soccer data here. Currently getting information from info source.

Últimos Resultados

The latest football information here. Now fetching info from the soccer data source.

Próximos Jogos

Latest soccer data here. We're just retrieving data from the information source now.
A Primeira Divisão (chamada de Ligue 1) do Campeonato Francês de Futebol de 2012-13 é uma competição de futebol da França, contando como a 75ª edição da história.A Ligue 1 é disputada por 20 clubes em 2 turnos. Em cada turno, todos os times jogam entre si uma única vez. Os jogos do segundo turno serão realizados na mesma ordem no primeiro, apenas com o mando de campo invertido. Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão o time que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas e rebaixados os três com menor número de pontos.Historia da Ligue 1:
Embora campeonatos nacionais fossem realizados desde 1893 pela USFSA e pela FFF, eram todos amadores e a profissionalização fez com que os títulos desses certames anteriores perdessem crédito em relação à competição então organizada pela primeira vez na temporada 1932-33.Nos primeiros anos, o equilíbrio entre vencedores reinou, tendo como primeiro campeão o Olympique Lillois num campeonato que foi motando em dois grupos. O primeiro bicampeonato aconteceu apenas em 1937-38, com o FC Sochaux-Montbéliard, que tinha saído vencedor também em 1934-35. Depois do bicampeonato do Sète, em 1938-39, a disputa foi interrompida, devido a Segunda Guerra Mundial, voltando apenas em 1944-45. Olympique de Marseille (que havia sido campeão em 1936-37) e Nice conseguiram suas segundas conquistas logo após a volta do certame, tendo este último conseguido o feito consecutivamente, nas temporadas 1950-51 e 1951-52.

O Nice foi também o time que dominaria a disputa nos anos seguintes, ao lado do Stade de Reims. Juntos, num intervalo de quatorze anos, se saíram vencedores em dez oportunidades (seis do Reims e quatro do Nice). Bordeaux, Monaco e Saint-Étienne conquistaram seus primeiros títulos entre esses anos de domínio da dupla Reims e Nice, diferentemente do Lille, que conquistou seu bicampeonato.

Saint-Étienne
Após mais dois bicampeonatos, de Monaco e Nantes (consecutivamente), a primeira hegemonia individual viria com o Saint-Étienne. Com um tetra e um tricampeonato consecutivos, sagrou-se decacampeão, se tornando o maior vencedor do Campeonato Francês da história até hoje. Os times que conseguiram quebrar esse período hegemônico foram o Marseille e Monaco, que conseguiram seus tetracampeonatos,E o Nantes, sagrando-se hexacampeão, em meio a um título solitário do Strasbourg.

Outro clube que deslanchou foi o Bordeaux, que conseguiu ser campeão três vezes em quatro anos na mesma época em que o Paris Saint-Germain venceu seu primeiro certame e que o Monaco foi penta, antecendendo outra, porém menor, hegemonia na França.

Domínio marselhano e escândalo
O Olympique de Marseille, já dono de quatro títulos em anos anteriores, com a chegada de um novo presidente e um investimento pesado na compra de reforços, conquistou cinco disputas consecutivas, marcando época no futebol francês.

Porém, sua última conquista, em 1992-93 (mesmo ano em que venceu a Liga dos Campeões da UEFA), foi retirada, após ser descoberto um esquema de resultados que envolvia um jogador do clube de Marselha. Como resultado, o clube foi obrigado a jogar a Segunda Divisão por dois anos e seu direito de disputar o Copa Intercontinental Toyota pela conquista europeia, foi retirado, dando lugar ao vicecampeão do ano.

Pós-escândalo e Era Lyon
Após perder muita credibilidade no futebol europeu devido ao escândalo que acontecera, o Campeonato Francês viu mais times serem campeões pela primeira vez, como Auxerre e Lens, ao mesmo tempo em que tradicionais agremiações saíam de jejuns de conquistas.

Entretanto, o que voltaria atenções do mundo inteiro ao certame francês seria uma das maiores hegemonias nacionais da história do futebol europeu. O Lyon, que passara por uma reformulação administrativa ambiciosa anos antes e que já havia sido vicecampeão por duas vezes, conquistou sete títulos da Ligue 1 consecutivamente, cravando de vez o nome do time como de ponta no país e na Europa.

Em 2008-09, porém, esse domínio teve, senão fim, um intervalo, com o Bordeaux conseguindo seu sexto título e dando fim à sequência do Lyon. Na temporada seguinte, o Olympique de Marseille conseguiu seu nono título, quebrando um jejum de dezoito anos. Outro jejum terminou quando o Lille conseguiu, depois de 57 anos, conquistar a Ligue 1 pela terceira vez.

A Ligue 1 dá três vagas à Liga dos Campeões da UEFA e uma à Liga Europa da UEFA.

Site oficial da Ligue 1

Deixar uma resposta

Top
%d bloggers like this: